quarta-feira, 13 de abril de 2011

O SOLDADO FONSECA


UM MILITAR DA CART. 637
1963/64


Lembro-me da sua chegada, em finais do ano de 1963,ao 1º pelotão da Cart.637 (ainda em formação no Quartel da Serra do Pilar) ficando imediatamente conhecido por ser primo do Comandante de Pelotão, Aspirante Pinto da Fonseca, sendo eu então monitor do pelotão e comandante da Secção de Morteiros,
 Apesar disso não gozou de quaisquer facilidades, pois o Aspirante Pinto da Fonseca era um militar íntegro, para quem serviço era serviço e cognac era cognac. (Este oficial não seguiu connosco para Moçambique, por motivos de saúde de que viria a falecer pouco depois)
Mas foi pela relação de parentesco com o Cmdt do pelotão que o Soldado Fonseca passou a ser tratado pelo nome e não pelo número como era habitual naquele tempo.
Muito jovem e imberbe assumia-se contudo pelo seu sentido de responsabilidade pois era já homem casado e pai de dois filhos.
Embarcamos no navio NIASSA em 01Abr64, com destino a Moçambique e durante a viagem, feita em condições deploráveis, destacava-se pela sua boa disposição e não sei até se é da sua autoria a letra da cançãoEMBARCAMOS NO NIASSA entoada vezes sem conta quando estávamos em Maúa

1964/65/66
Em Moçambique foi nomeado ordenança do Comandante da Companhia onde, pela sua dedicação e disponibilidade permanente, granjeou a confiança deste e criou uma relação de amizade mútua que havia de perdurar muito para além da comissão de serviço
A par disso exerceu funções no âmbito da sua especialidade (transmissões) sofrendo como qualquer outro as agruras da guerra..

1966/67/ ...../2011


Regressado à Metrópole ingressou no mundo do trabalho, pois tinha casa de família a sustentar, tendo sido funcionário dos STCP e depois bancário.
Foi um dos impulsionadores dos nossos encontros anuais e sempre manteve contactos com os seus ex-camaradas e, principalmente com o nosso Comandante, (Capitão Graça) e família, a quem ficou ligado por uma profunda amizade, e não pode conter as lágrimas quando, em 24de Dezembro de 2008, lhe comuniquei o falecimento desse nosso amigo comum.

Já na situação de reforma e "jóvem" avô é presença assídua nos encontros anuais do Batalhão, onde exalta o orgulho de ter pertencido à CART.637.

.A CART. 637 também se orgulha de todos os seus soldados, nomeadamente o Soldado FONSECA e eu tenho-o como um bom amigo.


Faria Barbosa
2º Sarg. da 637

Sem comentários:

Enviar um comentário