sábado, 13 de junho de 2015

 
MOÇAMBIQUE 14 DE JUNHO DE 1965

 
LISBOA 14 DE JUNH0 DE 2O15
 
Faz hoje 50 (cinquenta) anos que foi morto o nosso camarada Soldado nº 3448/63 JOSÉ ARAÚJO SENDÃO. Foi o nosso primeiro morto em combate, de uma série de quatro que lá deixamos. Recordê-mo-lo e meditemos um pouco em sua memória.
Estive recentemente em Lisboa e não deixei de visitar o Memorial aos Militares mortos no ex-Ultramar, ponto de passagem obrigatória sempre que lá vou, e mais uma vez pesquisei a dedo os nomes dos militares da Cart.637. Aqui destaco o Sendão. Que a Pátria os contemple.
 
TC Faria Barbosa
2º Sarg. da Cart.637
 


1 comentário:

  1. Quero apenas acrescentar ao que nos trouxe o Coronel Barbosa o seguinte: Depois da explosão da mina que matou o Sendão o Coronel mandou afastar todo o pessoal informando que podia haver outra mina e que ele se oferecia para a tentar levantar. Contra a opinião de todos o Barbosa levantou a mina que era anti-pessoal reforçada com cerca de 20 quilos de explosivo. Estudou a mina e informou todas as forças armadas das suas características Na região rebentaram muitas minas mas conseguiu-se com este acto heróico do Coronel Barbosa o levantamento de, também, muitas. O distrito do Niassa por tantas minas rebentadas e levantadas ficou conhecido como o ESTADO DE MINAS GERAIS. O Coronel Barbosa que na altura do acontecimento era 2º Sargento de Artilharia muito justamente foi condecorado com uma Cruz de Guerra.

    ResponderEliminar